Alijó recebe Juramento de Bandeira do RI19 a 21 de fevereiro

O Exército Português escolheu Alijó para realizar a cerimónia de Juramento de Bandeira do 1º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2020, do Regimento de Infantaria 19 (RI19), de Chaves.

“É uma honra muito grande para Alijó receber este ato solene, que reforça a relação de proximidade e abertura da Instituição Militar à sociedade civil e que resulta da estratégia de descentralização destas iniciativas do RI19 e a sua realização em diferentes locais da região”, afirma o autarca, José Rodrigues Paredes.

A cerimónia vai coroar o esforço e dedicação dos Soldados Recrutas ao longo do curso, assinalando desta forma um importante momento nas suas carreiras militares. Os Soldados Recrutas irão jurar, perante a Bandeira Nacional, como portugueses e como militares, estarem sempre prontos, a lutar pela liberdade e independência da Pátria, mesmo com o sacrifício da própria vida.

O programa da cerimónia militar inicia-se com a continência à Alta Entidade e a integração do Estandarte Nacional. Segue-se uma alocução alusiva à cerimónia, realizada pelo comandante da Companhia de Formação e a imposição de condecorações a militares e antigos combatentes. A cerimónia prossegue com a leitura dos Deveres Militares, a fórmula do Juramento de Bandeira e a imposição das Boinas.

O programa termina com o desfile das Forças em Parada em continência à Alta Entidade e atuação da Banda Militar do Exército – Polo do Porto. Será ainda possível visitar uma exposição estática de viaturas blindadas de rodas Pandur II. O evento contará com a presença de diversas entidades civis e militares da região.

,