Autarquia volta a garantir testes à Covid-19 com críticas ao Governo

0

O Município de Alijó vai assumir, uma vez mais, os custos de mais 136 testes por zaragatoa de rastreio à Covid-19, feitos por amostragem a idosos e profissionais das diversas respostas sociais das IPSS e ainda corporações de bombeiros do Concelho.

Desde o início da pandemia até ao momento, o Município de Alijó já realizou mais de 800 testes de despistagem da infeção por covid-19 e assumiu custos de cerca de 300 mil euros com medidas de prevenção da pandemia.

De acordo com o município, “o rastreio municipal que agora iniciamos pretende precaver situações de contágio face ao aumento de casos que se verificam a nível nacional, que nos preocupa a todos.

É inconcebível que não se tenham tirado as devidas ilações e que não tenha sido criado um plano nacional de testes direcionado às respostas sociais para idosos. É imperioso que se aprenda com tudo aquilo que tem acontecido até agora e encetar uma mudança de estratégia no que diz respeito às instituições mais vulneráveis. Exige-se mais ação e menos reação.

Mais uma vez, fomos obrigados a substituirmo-nos à Administração Central em matéria que é da sua competência. A nossa prioridade é, e sempre será, cuidar das nossas gentes. Iremos fazê-lo sempre que necessário. Alijó tem sido, felizmente, um concelho pouco atingido pela pandemia, fruto de muito empenho, coordenação e proatividade do Município, mas é inegável que as estruturas de apoio a idosos e as corporações de bombeiros estão altamente vulneráveis e expostas.

O Município de Alijó está a assumir totalmente os investimentos em medidas de prevenção, até porque ainda não foram assegurados pelo Poder Central os apoios excecionais às autarquias locais para poder fazer face a estas despesas”.

O Município de Alijó continua proactivo na sua intervenção e empenhado em monitorizar a evolução da pandemia covid-19 no Concelho, mantendo o apelo para que todos cumpram as orientações emitidas pela DGS.