Cinco municípios do Douro baixam IMI

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai baixar em diversos municípios nacionais em 2018. No Douro o imposto irá baixar em cinco concelhos, três no distrito de Vila Real e dois em território Viseense.

Entre os municípios que vão baixar o imposto, Sabrosa será aquele que fica com a taxa mais reduzida, 0,3%, seguindo-se Moimenta da Beira com 0,375%, Lamego com 0,38%, Alijó com 0,4% e Mesão Frio onde a taxa de IMI será 0,43%.

Dos restantes 14 concelhos, onze aderiram ao IMI Familiar, uma medida criada pelo governo que permite aos concelhos reduzir o valor a pagar de IMI de acordo com o número de filhos, em três escalões: 1 filho equivale a um desconto de 20 euros, 2 filhos representam uma redução de 40 euros, chegando aos 70 euros para as famílias com 3 ou mais filhos.

Na região do Douro, os onze municípios que aderiram a esta medida são: Armamar, Carrazeda de Ansiães, Murça, Penedono, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.

Para as famílias terem direito a desconto no IMI, os seus respetivos municípios devem aderir à medida plano familiar.

A partir de Abril, mês da primeira de duas prestações anuais deste imposto, os munícipes destes concelhos poderão esperar por uma conta mais leve do que nos anos anteriores.

, , , , ,