Incêndio corta A4 e IC5

Um incêndio de grandes dimensões na freguesia de Pópulo e Ribalonga, no concelho de Alijó, está a obrigar ao corte da A4 zona do Alto do Pópulo, (saída para Alijó), em ambos os sentidos, entretanto a circulação no IC5 já foi restabelecida.

Foi já depois das 20h00 que a circulação foi restabelecida no IC5, mantendo-se a A4 encerrada, numa altura em que o incêndio se dirige para o concelho de Murça.

Neste incêndio já se registaram três feridos: um civil que foi apanhado pelas chamas, tendo ficado com queimaduras de 1º e 2º grau, em 10% do corpo, um militar da GNR que partiu um braço e ainda um bombeiro que se sentiu mal durante o combate às chamas, tendo sido retirado do teatro de operações.

Entretanto as chamas já entraram no concelho de Murça com o autarca local, Mário Artur Lopes a deixar algumas críticas à forma como está a ser feito o combate às chamas.

Segundo o autarca de Murça, em declarações ao VivaDouro “os meios no terreno são escassos e não há uma estratégia definida. É frustrante ver que isto se repete todos os anos. Vamos esperar para que durante a noite seja possível resolver esta situação”.

Às 23h00, de acordo com a informação disponibilizada na página oficial da Proteção Civíl estão neste momento 342 bombeiros no terreno com o apoio de 104 viaturas.

De acordo com o CODIS, as previsões apontam para uma diminuição da intensidade do vento e para um aumento da humidade relativa, durante a próxima madrugada, o que “dá vantagem para o combate”.

,