Município distribui materiais pelas IPSS, Centro de Saúde e Bombeiros

O Município de Alijó continua a ser proativo na adoção de medidas de combate à pandemia de Covid-19 e de apoio às entidades que estão na linha na frente em todo o território concelhio.

Nesse sentido, adquiriu álcool gel, 10.000 máscaras cirúrgicas e 4.000 máscaras tipo FFP2, que serão distribuídas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Centro de Saúde e Corporações de Bombeiros, durante esta semana, para fazer face a uma carência imediata deste material.

A Câmara adquiriu ainda máquinas de desinfeção de ar para espaços interiores, que utilizam um sistema de ozonização, que vai atribuir a cada uma das IPSS do concelho.

O FabLab de Alijó, equipamento municipal que ainda não abriu oficialmente, antecipou a sua entrada em funcionamento e está a produzir viseiras de proteção, que serão disponibilizadas aos profissionais das IPSS, Centro de Saúde e Corporações de Bombeiros, que estão na linha da frente no combate ao Covid-19.

Desbloqueadas verbas para Juntas e IPSS

Ciente do serviço de proximidade desempenhado pelas Juntas de Freguesia e pelas IPSS do concelho, o Município de Alijó decidiu desbloquear apoios financeiros para permitir uma atuação mais eficaz por parte destas entidades.

A partir de 1 de abril, o Município de Alijó vai disponibilizar o apoio financeiro anual a todas as IPSS do concelho, eliminando a burocracia de instrução de candidatura. Também no início do próximo mês, será feito um adiantamento de 60% do apoio financeiro anual a todas às 14 Juntas de Freguesia, que desempenham um papel de proximidade junto de todas as aldeias.

140 camas disponíveis para situações de emergência

O Município de Alijó tem atualmente 140 camas disponíveis para dar resposta a situações em que seja necessário assegurar o isolamento profilático, eventuais casos de contágio por Covid-19, que não necessitem de internamento hospitalar, e outros casos relativos às IPSS que necessitem deste tipo de apoio. As camas disponíveis estão distribuídas pelo Pavilhão Gimnodesportivo de Alijó e pela Pousada da Juventude, que se disponibilizou para colaborar com a Autarquia neste desígnio.

A Câmara continua a trabalhar para encontrar mais soluções preventivas para complementar estes espaços, que foram acautelados desde a primeira hora para poder responder rapidamente assim que for necessário. A população mais vulnerável e sem retaguarda familiar está a ser apoiada através da entrega de alimentos e medicamentos.

A Linha de Apoio está disponível através do telefone 259957100.

,