Simulacro na EB1 de Favaios testou evacuação do estabelecimento de ensino

0

O Município de Alijó, através de uma iniciativa do Serviço Municipal de Proteção Civil em parceria com o Pelouro da Educação, promoveu esta segunda feira, dia 17 de janeiro, um simulacro na Escola Básica do 1º Ciclo de Favaios, que teve como objetivo testar uma evacuação de emergência.

Depois de a campainha da escola dar o sinal de alerta para a ocorrência de um sinistro, os alunos, professores e pessoal não docente cumpriram com as orientações previstas em caso de emergência e abandonaram as salas de aula, dirigindo-se em fila e encostados à parede até ao ponto de encontro, situado no espaço de recreio da escola.

Este tipo de simulacro pretende treinar comportamentos a ter em caso de emergência, de modo a preparar os alunos e garantir a segurança de toda a comunidade escolar. A iniciativa insere-se na estratégia do Município que prevê a realização de simulacros periódicos em todas as escolas do Concelho.

A realização destas atividades é fundamental, por exemplo, para operacionalizar os planos de emergência, praticar os procedimentos estabelecidos, identificar vulnerabilidades existentes e futuras necessidades.