Freixo de Espada à Cinta atribui mil euros por cada nascimento

O município de Freixo de Espada à Cinta irá passar a atribuir um valor de mil euros para todas as crianças nascidas no concelho, este procedimento será ainda alargado às famílias que optarem pela adoção.

Em declarações à imprensa, a presidente da autarquia, Maria do Céu Quintas, afirma que esta não é uma medida de apoio à natalidade, “um apoio à natalidade não pode ser apenas de mil euros, é apenas uma ajuda porque, de facto, fica muito caro ter um filho”.

Esta medida, aprovada por unanimidade da última reunião do executivo, terá ainda efeitos no comércio tradicional, “O montante será obrigatoriamente gasto nos estabelecimentos locais, única e exclusivamente em artigos de puericultura, pagamento da mensalidade de frequência de creches ou outros serviços e bens destinados à criança recém-nascida”, afirma Maria do Céu Quintas.

A atribuição deste apoio tem efeitos retroativos desde 1 de Janeiro de 2017, podendo ser solicitada por qualquer progenitor residente no concelho há mais de três anos, independentemente do rendimento económico auferido.

Segundo os Censos de 2011, o concelho de Freixo de Espada à Cinta tem uma população residente de 3.780 habitantes.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *