Anomalias em freguesias são prioridade para a Câmara de Lamego

A autarquia lamecense referiu, em comunicado, que realizou um levantamento de anomalias nas freguesias, das quais se destacam o fornecimento de água e saneamento básico e a requalificação de caminhos e muros caídos.

A decisão foi tomada numa altura em que o presidente Ângelo Moura organiza um roteiro de trabalho com visitas a todas as freguesias de Lamego, com o objetivo de conhecer em detalhe as principais carências e dificuldades das localidades e definir áreas prioritárias de intervenção.

Acompanhado por presidentes de junta de freguesia, técnicos da autarquia e pelo executivo camarário, Ângelo Moura já visitou algumas das freguesias do concelho como Penajóia, Avões, Ferreiros de Avões e Samodães.

Recorde-se que, já em fevereiro deste ano, a autarquia assinou, com as juntas, um conjunto de acordos de delegação de competências no valor de mais de 400 mil euros. Os documentos prevêem que as freguesias passem a tratar da manutenção de espaços verdes, da limpeza e manutenção de vias e espaços públicos e da reparação e substituição de mobiliário urbano, além da comparticipação dos custos de funcionamento e realização de pequenas reparações nas escolas.

O município garantiu na altura que os valores atribuídos às freguesias respeitam os “critérios de gestão financeira adequada, tendo em conta os pressupostos de operacionalidade das matérias delegadas”. As juntas são obrigadas a comunicar tudo o que fazem com o dinheiro através de relatórios trimestrais de avaliação de execução, sempre que solicitado pela Câmara.

,