Autarquia distingue Patronato Nuno Álvares Pereira com Medalha de Ouro

A Câmara Municipal de Lamego vai homenagear o Patronato Nuno Álvares Pereira através da atribuição da Medalha de Ouro da Cidade. A cerimónia decorrerá amanhã no Salão Nobre da Câmara Municipal e poderá ser acompanhada em direto através do Facebook da autarquia lamecense.

A atribuição desta distinção surge como forma da Câmara Municipal de Lamego homenagear o trabalho desenvolvido pelo Patronato Nuno Álvaro Pereira reconhecendo não só o seu papel essencial na formação da população mais jovem da cidade como também a parceria estabelecida com as restantes escolas do município em nome de um maior acesso à educação.

Assim, e numa altura em que se assinala também o centenário da instituição, o galardão de ouro será concedido tendo em conta que “ao longo de décadas criou uma solidez e uma firme consolidação, independência, reputação e respeito granjeado junto de todas as instituições locais e nacionais”.

A cerimónia contemplará ainda a apresentação do livro “100 Anos 1000 Histórias”, de Alberto de Jesus Almeida, editado no âmbito do centenário do Patronato Nuno Álvares Pereira  (1920-2020).

Instituído a 20 de janeiro de 1920, o Patronato Nuno Álvares Pereira nasce no seguimento de «uma análise profunda sobre a problemática da educação em Portugal por diversas individualidades de Lamego» e que tinha como principal objectivo combater o analfabetismo, nomeadamente através da realização de aulas para as crianças mais desfavorecidas de Lamego.

Devido ao contexto pandémico, a cerimónia será de acesso reservado, sendo que o acompanhamento da mesma poderá ser feito através da página oficial de Facebook da Câmara Municipal de Lamego.

,