Autarquia quer controlar diabetes com exercício físico

O Município de Lamego, em parceria com o ACES Douro Sul, aderiu ao programa comunitário de exercício físico “Diabetes em Movimento”, dirigido a pessoas com diabetes tipo 2.

Com início marcado para o próximo mês de outubro, o programa irá estender-se até junho do próximo ano, com três sessões semanais de 90 minutos cada, englobando diversos tipos de exercício físico (aeróbio, resistido, de agilidade e equilíbrio, e de flexibilidade), mas também atividades de educação para a saúde e para a cidadania, tudo monitorizado por profissionais do exercício e por enfermeiros.

O programa “Diabetes em Movimento” é uma intervenção multi-institucional, multidisciplinar, e multicomponente: a sua implementação envolve centros de saúde, hospitais, municípios, juntas de freguesia, instituições do ensino superior  e associações locais.

A dose semanal de exercício físico já foi testada como ferramenta terapêutica para o tratamento da diabetes tipo 2, redução do risco cardiovascular e aumento da funcionalidade. A prevenção de eventos adversos associados ao exercício físico, através da monitorização da glicemia capilar, da pressão arterial e da intensidade do esforço, garante a segurança dos participantes.

Esta iniciativa é coordenada pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, e do Programa Nacional para a Diabetes.

,