Conferência recorda ligação dos bispos à provedoria da Misericórdia

Nos séculos XVI e XVII, alguns dos bispos mais distintos da Diocese de Lamego, para além das funções eclesiásticas, também assumiram o mais alto cargo da provedoria da Misericórdia de Lamego.

Foi o caso, por exemplo, de D. António Teles de Menezes, fundador em 1588 do Mosteiro das Chagas, que exerceu o cargo de provedor ao longo de três mandatos e de D. João Coutinho, primo do Marquês de Marialva e Reitor da Universidade de Coimbra, que seguindo na carreira eclesiástica, foi Bispo do Algarve e de Lamego, no período de 1626 a 1635.

A mais recente edição do ciclo de conferências que a Misericórdia de Lamego está a organizar para comemorar o seu 500º aniversário abordou a ligação dos prelados da Diocese de Lamego à provedoria desta Santa Casa, uma exposição feita pelo historiador Diogo Marques.

A primeira intervenção do encontro coube, no entanto, à investigadora Ana Isabel Ribeiro que apresentou uma caracterização da fidalguia na região de Coimbra na Época Moderna, através da reconstituição de 12 famílias, inserindo-as num contexto genealógico. A sua pesquisa concluiu que esta nobreza constituía um grupo relativamente coeso, cujos elementos uniram-se por laços resultantes de escolhas matrimoniais que, geração após geração, permitiram o estabelecimento de uma rede robusta e duradoura.

Neste contexto, a “Casa” era o elemento definidor da família e dos destinos dos seus membros através, por exemplo, de um elevado número de filhos, de forma a garantir a sucessão, e de um grande cuidado no estabelecimento de alianças matrimoniais. Além disso, era caracterizada por uma forte disciplina familiar e pela utilização das redes de relações como forma de manutenção do poder.

O ciclo de conferências “Os 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego: da modernidade à atualidade” terá novas edições até ao próximo mês de abril, no âmbito das celebrações de cinco séculos de História da mais antiga e importante instituição de solidariedade social do concelho.

,