Misericórdia de Lamego integra projeto nacional contra a obesidade infantil

A Misericórdia de Lamego aderiu, este ano letivo, ao projeto “Heróis da Fruta”, promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

Este projeto regressa ao jardim de infância e ao ATL da instituição para ajudar a combater a má nutrição infantil e prevenir doenças crónicas como a obesidade, a diabetes ou o cancro, através de uma alimentação mais saudável.

“Esta Santa Casa baseia a sua oferta alimentar na variedade e na qualidade. Por isso, é nossa preocupação reforçar e implementar hábitos alimentares cada vez mais saudáveis”, sublinha o Provedor António Carreira.

Desde 2011, quase meio milhão de crianças participantes já melhorou os hábitos alimentares através do método “Heróis da Fruta”.

Este sistema combina materiais educativos protagonizados por um grupo inspirador de personagens-modelo que ganham “superpoderes” através da ingestão de alimentos saudáveis e técnicas de educação não-formal como storytelling ou gamification. A sua eficácia é depois continuamente avaliada por investigadores do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Na Misericórdia de Lamego, a iniciativa será realizada sob a orientação da nutricionista Ana Sofia Rebelo. Para implementar o método “Heróis da Fruta”, as crianças vão comer duas porções de fruta ou legumes na escola, a meio da manhã e ao almoço, durante pelo menos cinco semanas consecutivas.

,