Montra da Cereja da Penajóia cancelada

Anualmente a Montra da Cereja da Penajóia junta milhares de pessoas nesta freguesia do concelho de Lamego para provar e comprar aquela que é conhecida como “a primeira cereja da Europa”.

Marcada para o próximo mês de maio, a edição deste ano da Montra da Cereja da Penajóia foi cancelada devido à Covid-19, uma decisão que a organização deu a conhecer através de um comunicado na rede social Facebook.

Leia aqui o comunicado na íntegra:

A Associação AMIJÓIA – Amigos e Produtores da Cereja da Penajóia informa que dadas as incertezas quanto à evolução do combate à pandemia e ao levantamento de restrições a grandes concentrações populares, não será realizada este ano, a título excecional, a Montra da Cereja da Penajóia. Esta iniciativa estava prevista para o próximo mês de maio.

Recorde-se que este certame reúne todos os anos em Lamego os produtores desta freguesia sobranceira ao rio Douro, num evento que constitui um importante êxito comercial e um dos maiores cartazes turísticos desta cidade e da região do Douro.

É com grande pesar que esta decisão foi tomada, tendo em conta sobretudo as expetativas dos produtores de cereja, mas a Associação AMIJÓIA considera que é a medida mais sensata no contexto da atual grave pandemia. Se a evolução da situação o permitir, no próximo ano voltará a Montra da Cereja da Penajóia.

Por último, a Associação AMIJÓIA agradece publicamente a todas as instituições que colaboram com regularidade na organização e promoção deste certame agrícola, nomeadamente o Município de Lamego e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Beira Douro”.

,