Município vai ter Balcão da Inclusão para pessoas com deficiência

O Município de Lamego vai passar a ter um Balcão da Inclusão para prestar atendimento qualificado a pessoas com deficiência e incapacidade.

O novo serviço é responsável por proceder ao correto encaminhamento destes utentes e desenvolver uma função de mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas responsáveis pela resolução dos seus problemas que seja facilitadora da sua intervenção.

O protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) para a criação, pela primeira vez de um Balcão da Inclusão em Lamego, foi assinado esta quinta-feira.

“Assinamos este protocolo com um dever de cidadania. Queremos uma sociedade mais inclusiva e com mais qualidade de vida”, afirmou o Presidente Ângelo Moura.

Também presente neste ato, a vereadora da Ação Social, Ana Catarina Rocha, acrescentou que foi dado “mais um passo decisivo no apoio aos munícipes que se encontram mais vulneráveis, especialmente as pessoas portadoras de deficiência e incapacidades”.

O Presidente do INR, Humberto dos Santos, também defendeu que “cidadãos mais informados estão em melhores condições de exercer cidadania”.

O atendimento presencial no âmbito do Balcão da Inclusão será feito no Gabinete do Munícipe, de segunda a sexta-feira, entre as 8h30 e as 17 horas. Aqui, o Município de Lamego está disponível para esclarecer e prestar informações via telefone, por escrito e presencialmente sobre direitos, benefícios e recursos existentes, nomeadamente, emprego e formação profissional, produtos e ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades, transportes e educação.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *