250 mil euros para combater insucesso escolar

A Câmara Municipal de Mesão Frio vai aplicar cerca de 250 mil euros num plano de combate ao insucesso e ao abandono escolar precoce neste concelho duriense, um anúncio feito pela própria autarquia.

Segundo o presidente da câmara Alberto Pereira, trata-se de um plano “integrado e inovador” de combate ao insucesso escolar que vai ser implementado entre setembro e o ano de 2020. “O objetivo é reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e o estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundária”, afirmou em declarações ao jornal VivaDouro.

O plano, cuja candidatura coordenada pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM-Douro) “inclui ainda a aposta em percursos de aprendizagem formais e não formais para a reintegração no ensino e formação”, afirmou Alberto Perira

“A aprovação da candidatura representa uma mais-valia que permitirá trabalhar as principais problemáticas envolvidas no combate ao insucesso escolar, nomeadamente a falta de interesse e motivação dos alunos”, referiu o autarca.

Alberto Pereira destacou a aposta da câmara municipal na educação e frisou que o objetivo é reduzir “em 10% a percentagem de alunos com níveis negativos e a diminuição de 25% da taxa de retenção e desistência nos anos curriculares”, o autarca sublinhou ainda as melhorias registadas a nível do ensino no concelho nos últimos anos, mas reconheceu que “ainda há trabalho a fazer”.

A nível da área da educação, Alberto Pereira salientou ainda que “este ano a autarquia aumentou para o dobro as bolsas de estudo aos alunos que frequentem o Ensino Superior” e deu também, pela primeira vez, “tablets” aos alunos do quarto ano, uma medida que vai ser alargada, a outros anos.

Para o autarca, estão são “medidas que visam ajudar os nossos alunos a terem sucesso”.

,