Convenção Sobre os Direitos da Criança assinalada com estendais em todo o concelho

0

A iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia e do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, que prontamente acolheram o desafio.

À imagem de anos anteriores, este ano, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mesão Frio associou-se à campanha nacional «Estendal dos Direitos», proposta pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, no âmbito do 32.º aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança, que anualmente é relembrada a 20 de novembro.

Os trabalhos inspirados nos 54 artigos da Convenção foram realizados pelos alunos do Ensino Pré-Escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico e alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem.

Oito estendais alusivos aos direitos da criança estão em exposição, em todas as freguesias do concelho, no Centro Escolar de Mesão Frio, nas instalações da CPCJ e na sede do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, permanecendo durante esta época festiva, como forma de sensibilizar a comunidade para esta temática.

Criada pelas Nações Unidas, a Convenção sobre os Direitos da Criança assenta num vasto conjunto de direitos fundamentais (direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais) de todas as crianças, e respetivas regras de aplicação.