Município elegeu projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem

O projeto «Socializa-te», o único previamente divulgado em lista definitiva, submetido a votação, da autoria de Rúben Carvalho, foi o grande vencedor do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Mesão Frio 2019 com o total de 385 votos contabilizados.

O período de votação decorreu na semana de 13 a 17 de maio e os resultados foram apurados na passada segunda-feira, dia 20 deste mês, pela sua Comissão Técnica de Apoio e Análise presidida por Alberto Monteiro Pereira, Presidente da Câmara Municipal e composta por três técnicos superiores da autarquia: Marco Ferro (Sociólogo), Maria Secundino (Assistente Social) e Jorge Sequeira (Arquiteto).

«Socializa-te» trata-se de um dispositivo interativo e didático, que visa potenciar o pavilhão social da escola sede do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, oferecendo alternativas à ocupação dos tempos livres, promovendo, simultaneamente, as relações de convívio entre a comunidade escolar.

O equipamento interativo com música reage a movimentos corporais e interage com feixes de luzes coloridos, despoleta imagens, vídeos e gráficos e visa potenciar a abertura do espaço escolar a atividades lúdicas e educativas.

A iniciativa é inédita no município que, este ano, pela primeira vez, promoveu este processo de cidadania ativa para jovens dos 6 aos 35 anos, recenseados no concelho, ou residentes no mesmo, que podem decidir projetos de investimento público sobre um montante de até 10 mil euros que a autarquia de Mesão Frio disponibiliza do seu orçamento municipal.

Segue-se agora, a última fase do OPJ que compreende a implementação e a execução do projeto vencedor, de 27 de maio a 31 de dezembro.

, ,