Jornadas da Cidadania em Ação levam ex-Ministro e Secretária de Estado a Moimenta da Beira

A Câmara de Moimenta da Beira promove nos próximos dias 17 e 18 de maio a oitava edição das Jornadas de Cidadania. O evento irá ter lugar no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, com um programa divido por três painéis temáticos.

Entre os convidados que estarão presentes no evento encontram-se o ex-ministro socialista Jorge Coelho e a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes que farão a abertura e o encerramento da iniciativa, respetivamente.

Jorge Coelho, que é atualmente um dos membros do Movimento pelo Interior, será um dos conferencistas convidados para o debate sobre “Economia e Território: Mais e Melhor Emprego”, o tema do primeiro painel. Já Ana Sofia Antunes vai participar no painel “Inclusão para a Igualdade Social”, onde falará sobre o apoio à vida independente.

As Jornadas da Cidadania falarão ainda sobre o envelhecimento e a igualdade de oportunidades, através da apresentação de projetos sociais e comunicações académicas.

Para a vereadora municipal, Susana Lemos a organização destas jornadas é “importante para debater os problemas que se vivem no interior”.

Parte fundamental destas jornadas é o envolvimento das diferentes instituições do concelho, “os três painéis desta edição refletem precisamente a integração de todas as instituições do concelho, sejam as escolas, as IPSS, etc”, afirma Susana Lemos.

Fruto desse envolvimento das instituições locais, este ano a novidade é um debate sobre a inclusão para a igualdade social.

“Este ano demos lugar também à deficiência com a colaboração de uma associação do concelho, a Artenave, atelier. Esta é também uma preocupação do município, é uma área que habitualmente é pouco falada mas é necessário falar sobre ela para que as pessoas se sintam mais familiarizadas, facilitando assim a integração das pessoas portadoras de deficiência”, afirma Susana Lemos concluindo que existe na autarquia “um projeto de integração de pessoas desta associação”.

Como habitualmente, durante a realização do evento, haverá ainda uma mostra de todas as associações do concelho para que as pessoas possam ter conhecimento do trabalho que cada uma vai desenvolvendo no seu dia-a-dia.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *