Paulo Sanches eleito “Personalidade do Ano 2020” pela revista Anim’arte

Paulo Sanches foi eleito “Personalidade do Ano 2020”, conquistando o Prémio Anim’arte. O galardão foi entregue sábado passado, 6 de novembro, na 27.ª edição da Gala Anim’Arte que teve lugar na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.

A cerimónia integrou as comemorações do 29º aniversário da revista, um projeto editorial do GICAV – Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu que homenageia e reconhece a atividade cultural e artística da região de Viseu, sobretudo premiando homens e mulheres que se evidenciaram nas mais diversificadas áreas científicas, artísticas, culturais e sociais.

A distinção foi outorgada em reconhecimento do mérito como docente e da permanente disponibilidade de partilhar a sua experiência com os colegas, alunos e a comunidade em geral. Tudo num ano em que, apesar da pandemia e sem grande apoio do Ministério da Educação, não abrandou o ritmo da atividade de enorme divulgador de ciência.

É o 4º prémio conquistado em três anos. Em 2018 foi “Professor EspAcial”, pelo ESERO (European Space Education Resource Office) Portugal; em 2019, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica “Ciência Viva” distinguiu-o com “Prémio Ciência Viva – Associação Mutualista Montepio – Educação 2019”; e em 2020, a Comissão Editorial da Casa das Ciências consagrou-o “Professor do Ano”.

Relevo ainda para o facto de ter representado Portugal no International Space Camp 2010, no U.S. Space and Rocket Center, ligado à NASA, na cidade de Huntsville, no estado do Alabama, Estados Unidos da América, tendo levado dois alunos do Clube das Ciências.

É membro da Casa das Ciências, colaborando regularmente com artigos na Revista de Ciência Elementar e atividades nos encontros.

Paulo Sanches é um excecional divulgador da cultura científica e tecnológica em Portugal. Em Moimenta da Beira, onde é professor de Física e Química na Secundária local, desde 1998, e ali fundador do Clube das Ciências no ano seguinte, tem organizado e dinamizado um sem número de iniciativas científicas, entre elas aquela que é maior Concentração de Telescópios que se realiza em Portugal e aquele que é o projeto mais original de um Sistema Solar à escala do Concelho, instalado no Município de Moimenta da Beira.

,