Autarca critica autoridades por “falta de informação”

Numa nota publicada na página oficial da autarquia no Facebook, Carlos Esteves de Carvalho lança duras críticas à forma como as autoridades estão a gerir a situação pandémica no seu concelho.

Na publicação, feita durante o dia de ontem (10/11), o autarca afirma que, após confirmado mais um caso no seu concelho, as autoridades de saúde não têm prestado mais informações à autarquia ou à Proteção Civil Municipal, situação que afirma não ser inédita.

“Este meu contacto de hoje surge na necessidade de vos pôr ao corrente de mais uma atitude desrespeitadora convosco, por parte, novamente, dos Serviços de Saúde Pública da ACES Douro Sul. (…) 48 horas após a confirmação de mais um caso no nosso concelho um silêncio incompreensível, eventualmente lesivo e de uma falta de consideração total para com a população do nosso concelho e do seu Serviço Municipal de Proteção Civil. Começo a consciencializar-me que o direito à informação nos está a ser negado. A serenidade, resultante de uma boa informação, está a ser prejudicada favorecendo a confusão, a ansiedade e o olhar de soslaio entre as pessoas”, afirma o autarca.

Na mesma nota Carlos Esteves de Carvalho afirma que a informação que o município tem transmitido à sua população é feita com base na informação que, quem de direito nos faz chegar, evidenciando números muito satisfatórios, mas que não nos devem levar a euforias”, garantindo ainda que a autarquia tem mantido uma “postura séria” face à pandemia com uma “ação diária, interventiva, motivadora e assertiva”.

O edil penedonense termina o comunicado recomendando à população que sigam as recomendações de segurança face ao novo coronavírus e que a pandemia só será combatida com o “comportamento de todos e de cada um de nós”.

De acordo com o boletim diário disponibilizado pela autarquia o concelho de Penedono tem 10 casos confirmados estando já seis recuperados, três ativos e um óbito. No concelho existem ainda quatro casos em vigilância ativa, neste momento com testes negativos.

,