Seminário “Contributo local para um universo global” no Peso da Régua

 “Contributo local para um universo global” foi o tema do seminário no Peso da Régua

“Contributo local para um universo global” foi o tema do seminário no Peso da Régua

No final do mês de outubro realizou-se no Peso da Régua o seminário cujo tema foi “Contributo local para um universo global”, promovido no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento Social, pelas Plataformas Supra-Concelhias Dão Lafões e Douro.

Na qualidade de anfitrião, Mário Montes, Presidente da Rede Social do Peso da Régua, inaugurou o seminário os participantes, sublinhando a importância da iniciativa e da dinâmica gerada em torno da mesma.

No primeiro painel, subordinado ao tema” Demografia e Migração”, Bárbara Duque, em representação do Alto Comissariado para as Migrações, apresentou o Programa Mentores para Migrantes. Os Centros Distritais de Bragança, Vila Real e Viseu expuseram práticas de valor social para a migração, baseadas na experiência com cidadãos refugiados.

“Empreendedorismo, inovação e economia social foi o tema do segundo painel, no qual foram conhecidos oito projetos.

“O número de participantes no seminário atesta a importância da iniciativa, a qual resultou numa aprendizagem partilhada, com vista a melhor preparação para dar resposta às exigências colocadas pelo atual contexto social nacional e internacional”, afirmou a Câmara Municipal do Peso da Régua em comunicado.

As Plataformas Supra-Concelhias do Dão Lafões e do Douro são instâncias de âmbito territorial que funcionam como espaços privilegiados de debate e análise dos problemas sociais dos concelhos que as compõem, de articulação dos instrumentos de planeamento locais respetivos com os planos, medidas, programas e ações nacionais, com vista à promoção de um planeamento concertado supraconcelhio, que permita uma melhor organização da intervenção, das respostas e dos equipamentos sociais.

, ,