Município distribui máscaras à população

A Câmara Municipal de São João da Pesqueira vai distribuir gratuitamente máscaras reutilizáveis e laváveis a todas as famílias do concelho.

O anúncio foi dado pelo autarca, Manuel Natário Cordeiro, na sua página oficial do Facebook, uma medida que pretende antecipar o levantamento de algumas restrições à mobilidade a partir de maio e o provável aconselhamento para o uso de máscaras sempre que as pessoas se encontrem em locais públicos.

Cada domicílio/família irá assim receber duas destas máscaras que, segundo a nota do autarca, “devem ser utilizadas apenas por curtos períodos e somente quando nos desloquemos a lugares frequentados por outras pessoas, como por exemplo para fazer as compras dos nossos produtos essenciais a lojas ou farmácias. Por cada utilização, não superior a 2 horas, deverá lavar a máscara a 60 graus e voltar a usar”.

Manuel Cordeiro afirma ainda que esta medida pretende colmatar as dificuldades que a população tem em encontrar este material, afirmando ainda que as  “máscaras cirúrgicas devem ser deixadas para os profissionais de saúde e bombeiros”.

O autarca pesqueirense sublinha ainda três cuidados que se devem ter sempre, mesmo com o uso da máscara: etiqueta respiratória, evitar contactos sociais e desinfeção cuidada das mãos.

,