Município doou material de proteção a IPSS´s e bombeiros

O Município de São João da Pesqueira entregou às IPSS´s e Bombeiros, diverso material EPI (Equipamento de Proteção Individual), que estava em falta e que é muito necessário nesta altura.

Nesta fase foram entregues um total de 5016 EPI´s, distribuídos equitativamente pelas instituições do concelho. Esta primeira entrega foi composta por um total de 420 máscaras cirúrgicas, 80 fatos de proteção, 900 cobre sapatos, 900 tocas, 1600 luvas, 220 viseiras de proteção, 64 óculos de proteção, 500 manguitos, 75 batas, 250 aventais, 7 termómetros de infravermelhos, álcool gel, desinfetante e hipoclorito de sódio.

Segundo o município “este material distribuído por todas as instituições ainda é pouco, mas era aquele que o Município dispunha no momento, sendo que ainda aguardamos mais equipamentos já encomendados.

Mesmo não sendo da competência da autarquia a disponibilização deste material e sim da tutela, decidiu-se avançar, pois os materiais estavam a acabar, em breve aguardamos outras encomendas efetuadas de forma a repormos material conforme for sendo possível”.

A Câmara Municipal de S. João da Pesqueira afirma ainda que continuará “atenta e vigilante a outras necessidades”, não hesitando em agir em prol da comunidade.

Melhoramentos na ADC

O Município de S. João da Pesqueira realizou recentemente pequenas obras de melhoramento na Área Dedicada Covid-19 (ADC) como a colocação de aquecimento, instalação de cilindro e de comunicações. Desta forma pretende-se criar melhores condições no local para o atendimento e para a realização dos testes de despistagem ao Covid-19, das quais ainda se aguarda decisão da ARSN, com a qual a autarquia afirma que tem “vindo a insistir”.

O Centro de Saúde de S. João da Pesqueira possui neste período uma área dedicada ao rastreio Covid – ADC, com dois médicos permanentes, que nos casos suspeitos farão a triagem dos casos e o seu encaminhamento.

Uma vez que é necessário o reforço de recursos humanos no âmbito do combate ao surto do vírus Covid 19, o ACES Douro Sul determinou a alteração dos horários do serviço geral de atendimento do Centro de Saúde, que funcionará nesta fase das 09h00 até às 20h00.

,