Município recebe família refugiada ao abrigo do Projeto Pesqueira Acolhe

No âmbito do Programa de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o Município de S. João da Pesqueira recebeu no dia 17 de outubro, uma família de pessoas Refugiadas, de cultura árabe, proveniente da Síria.

O êxito do acolhimento deste agregado familiar, composto por dois adultos e quatro crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, está altamente dependente do envolvimento de todas as instituições, entidades e organismos locais.

Como tem sido divulgado, Portugal desenhou uma estratégia nacional para a plena integração das pessoas refugiadas em território nacional, sendo as propostas de acolhimento definidas com base nos seguintes princípios: institucional, descentralizado, articulado, integrado e autónomo.

Através do Projeto Pesqueira Acolhe, no período de 18 meses, a Câmara Municipal de S. João da Pesqueira vai:

Assegurar a satisfação das necessidades básicas, designadamente, apoio no acesso a cuidados de saúde, apoio no acesso à educação, apoio na inscrição na Segurança Social e Finanças; Promover a integração através da definição e implementação de um projeto de integração que inclua apoio na aprendizagem da língua portuguesa e de apoio socioprofissional; Diligenciar no sentido de garantir a matrícula e a frequência no sistema de ensino por parte de crianças e jovens até aos 18 anos;

O acompanhamento previsto nos 18 meses de acolhimento será intensivo, monitorizado individualizado, com vista à sua autonomia.

O Município de S. João da Pesqueira tem pedido o apoio da população local para que o processo de acolhimento e integração desta família seja um sucesso.

,