A câmara municipal de S. João da Pesqueira, na sequência do aumento de casos do novo coronavírus, decidiu proceder à testagem gratuita dos habitantes e de quem trabalha para empresas do concelho.
A partir da próxima segunda-feira (25 de janeiro) e até sexta-feira (29 de janeiro), na sede e nas freguesias do concelho, em articulação com as juntas de freguesia, vão estar equipas a realizar testes antigénio com zaragatoa.
Esta medida foi tomada de forma a detetar as cadeias de contágio ativas, para se conseguir isolar os potenciais focos nas diferentes localidades.
Para Manuel Cordeiro, Presidente da câmara municipal de S. João da Pesqueira, este é “um momento de agir, de salvaguardar e proteger a vida daqueles que mais amamos e preservar a integridade social e económica do nosso território. Travar a disseminação da Covid-19 é imperativo e uma responsabilidade de todos, por isso, o nosso executivo vai intervir. Mais eficaz do que culpabilizar é resolver. Temos que agir!”.
O plano de testagem, com as datas e locais para a sua realização, será comunicado à população, brevemente, através dos canais de comunicação habituais do município.
Desde o inicio da pandemia foram identificados e reportados pela direção geral de saúde 278 casos no concelho.
Com uma população com mais de 7000 habitantes, o concelho de S. João da Pesqueira está com uma taxa de incidência de contágio superior a 750 casos por 100 mil habitantes, estando neste momento incluído no grupo de concelhos de risco extremamente elevado.