“(Sobre)viver em pandemia” – exposição mostra os rostos do isolamento em 2021

0

Até ao final de janeiro, está patente na Biblioteca Municipal de S. João da Pesqueira a exposição “(Sobre)viver em pandemia”, assinada por Ana Marques.

Este trabalho fotográfico foi desenvolvido pela jovem durante a implementação da medida “Combate ao Isolamento”, criada pela Câmara Municipal.

Em março de 2021, quando se iniciou o processo de vacinação, duas equipas de profissionais foram para o terreno a fim de prestarem apoio social à comunidade sénior e mais isolada.

O trabalho de Ana Marques, agora exposto na Biblioteca Municipal, retrata – preto no branco – alguns desses momentos, quando as equipas faziam o acompanhamento dos mais vulneráveis, fosse através do apoio psicológico, fosse através da aquisição de medicamentos.

Ana Marques percorreu as aldeias do concelho de S. João da Pesqueira, acompanhada pelos profissionais, tendo estado à conversa com as pessoas, “por forma a perceber de que maneira estaria a população a reagir ao impacto da pandemia na região”, conta a jovem.

“Essa experiência permitiu analisar e conhecer quais os anseios, as dificuldades sentidas pelo isolamento e a morte sentida por algumas famílias na perda de alguns entes queridos”, conclui.