A ação de testagem em massa à população do concelho de São João da Pesqueira, com mais de 4600 testes realizados, detetou 119 casos positivos.
Em comunicado a autarquia afirma que “a decisão de realização dos testes prendeu-se com a necessidade de identificar de forma exaustiva os casos ativos no concelho, de pessoas que pudessem estar assintomáticas e que, sem o saber, pudessem ser focos de contágio ativos. Foi um esforço financeiro muito significativo que damos por inteiramente justificado”.
Na mesma comunicação a autarquia ressalva “o elevado sentido de responsabilidade, civismo e serenidade de todos quantos se deslocaram para a realização dos testes”, agradecendo ainda “o profissionalismo e empenho pessoal dos profissionais de saúde envolvidos, dos funcionários da autarquia e das juntas de freguesia, que foram exemplares”.
A autarquia confirma que “as pessoas infetadas estão isoladas e a ser seguidas pela autoridade de saúde, bem como rastreados os seus contactos”.
O comunicado termina com um a autarquia a afirmar que “a luta contra esta pandemia está também nas mãos de todos nós, sejamos conscientes e responsáveis”.