Sabrosa acolheu Fórum Internacional de Inovação Educacional Magalhães – Elcano

O “Laboratorio Innovación Social Magallanes-Elcano (Lab-ME)” realizou em Sabrosa o Fórum Internacional de Inovação Educacional Magalhães – Elcano, o seu segundo Fórum de Inovação Social neste âmbito, levando a Sabrosa quinze especialistas de Portugal e Espanha nesta matéria.

Durante o dia, cerca de quarenta participantes tiveram a oportunidade de ver e ouvir vários testemunhos e experiências inovadoras de formação já aplicadas à educação escolar e a setores como, por exemplo, o turismo e a hotelaria, que servirão como exemplo e inspiração para novos projetos a todos os participantes.

Presentes no evento estiveram Domingos Carvas, presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Juan Marín, vice-presidente da Andaluzia e Conselheiro do Turismo, Regeneração, Justiça e Administração Local, o presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 Anos da Viagem de Circum-navegação de Fernão de Magalhães, José Marques e Sol Barbado, diretora do “Laboratorio Innovación Social Magallanes-Elcano”, que, num dos momentos do Fórum, assinaram um protocolo de cooperação para a realização de futuras iniciativas subordinadas ao temas e aos territórios abrangidos no mesmo.

Ainda no âmbito do programa do Fórum aconteceu, da parte da tarde na Exposição “Os Locais e Culturas da Viagem de Magalhães”, a inauguração da exposição “Circum-navegando…do local ao global: “Colaborando através do Oceano – Redes Magalhânicas. Redes universais de cooperação e conhecimento.”, da Direção Regional de Cultura do Norte. Um trabalho que contempla, na região norte do país, a apresentação de várias exposições subordinadas ao tema da viagem realizada por Fernão de Magalhães, em várias perspetivas, que, juntas, permitirão obter uma visão completa sobre a mesma e sobre a herança atual desse feito.

,