O município de Santa Marta de Penaguião tem agora mais uma oferta disponível para os turistas que visitam o concelho, uma parque de autocaravanas completamente equipado.
Com o crescimento de turistas neste concelho duriense, fruto do crescente interesse que a Nacional 2 tem despertado, o município de Santa Marta de Penaguião decidiu criar um parque de autocaravanismo com as condições necessárias para a pernoita dos turistas que antes ficavam num parque de estacionamento junto ao estádio municipal.
“O objetivo é criar condições para os autocaravanistas e caravanistas que passam aqui em Santa Marta de Penaguião. Tínhamos aqui junto ao estádio um parque de estacionamento que era utilizado com alguma regularidade por estes turistas e que não tinha condições nenhumas.
Era uma necessidade porque já havia autocaravanistas que pernoitavam aqui sem condições e a partir de agora irão ter a qualidade que um parque destes exige, nomeadamente o carregamento elétrico e as águas residuais. Vamos dar condições a quem gosta de ficar connosco”.
Esta obra teve um custo total de cerca de 180 mil euros sendo que 108 mil foram comparticipados por fundos europeus, ficando os restantes 82 mil à responsabilidade da autarquia, um investimento que o autarca vê como essencial para responder às necessidades do turismo que passa pelo concelho.
“Este investimento, para além da atratividade que o concelho já tem, está enquadrado com a Nacional 2. Ultimamente, como se verifica nos últimos anos, tem havido um movimento substancial de turistas na N2 e esta é mais uma oferta que lhes proporcionamos, até porque é mais uma razão para que os turistas passem por Santa Marta de Penaguião, pernoitem cá, conheçam os nossos produtos e também a nossa gastronomia.
O nosso trabalho é afirmar o concelho na região e no país. Santa Marta de Penaguião está a atingir uma visibilidade nunca antes vista, nunca este concelho foi tão falado como nos anos que correm e agora compete-nos ter a capacidade de conseguir capitalizar de facto essa promoção do nosso território. Se nós tivermos em conta os turistas que passaram e pararam em Santa Marta de Penaguião, tiraram fotografias e partilharam dá, de facto, uma promoção extraordinária.
Estamos a trabalhar para que de facto se criem as mais valias e se crie riqueza nos nossos territórios e aqui em Santa Marta de Penaguião em particular”.
O autarca aproveitou ainda para fazer uma breve balanço deste ano no que diz respeito ao número de turistas que percorreram a N2. Satisfeito com os dados, Luís Machado afirma que tem esperança que em 2021 esse números possam ainda crescer mais.
“Este ano nem toda a gente conseguiu fazer a N2 porque quando programou já era tarde. Este foi um ano diferente, a própria obra atrasou-se devido à pandemia mas houve um fluxo direcionado por força da pandemia. A N2 tem uma oferta turística diferente, de proximidade, de pequenos grupos, o que em tempos de pandemia era aconselhável e de facto teve uma procura acima daquilo que era expectável para nós em 2020.
Estamos convencido que em 2021, se não tivermos os mesmos turistas nesta estrada teremos mais, estou convencido que vamos ultrapassar o movimento deste ano porque há mais tempo de programação, a própria oferta também está a melhorar por isso esperamos que no mínimo se mantenha o fluxo deste ano”.
Muitos Parabéns! Eu, como autocaravanista, irei certamente usufruir do vosso espaço…
Obrigado
Aníbal Madeira – Faro
Bom dia.
Parabéns pela iniciativa. Quando o poder central cria legislação para espantar os auto caravanistas, há alguns autarcas que pensam o contrário, (e bem) afinal o turismo é uma boa fonte de receita.
Agora devem colocar esta informação nas páginas dedicadas para o efeito, para que os auto caravanistas tenham acesso à mesma.
Muitos parabéns pela iniciativa.
O vosso Parque de Autocaravanas já consta da Base de Dados de Áreas de Serviço do Portal CampingCar Portugal: https://campingcarportugal.com/areasServico