Parque de autocaravanas pronto a receber turistas

O município de Santa Marta de Penaguião tem agora mais uma oferta disponível para os turistas que visitam o concelho, uma parque de autocaravanas completamente equipado.

Com o crescimento de turistas neste con­celho duriense, fruto do crescente inte­resse que a Nacional 2 tem despertado, o município de Santa Marta de Penaguião decidiu criar um parque de autocaravanis­mo com as condições necessárias para a pernoita dos turistas que antes ficavam num parque de estacionamento junto ao estádio municipal.

“O objetivo é criar condições para os au­tocaravanistas e caravanistas que passam aqui em Santa Marta de Penaguião. Tí­nhamos aqui junto ao estádio um parque de estacionamento que era utilizado com alguma regularidade por estes turistas e que não tinha condições nenhumas.

Era uma necessidade porque já havia au­tocaravanistas que pernoitavam aqui sem condições e a partir de agora irão ter a qualidade que um parque destes exige, nomeadamente o carregamento elétrico e as águas residuais. Vamos dar condições a quem gosta de ficar connosco”.

Esta obra teve um custo total de cerca de 180 mil euros sendo que 108 mil foram comparticipados por fundos europeus, fi­cando os restantes 82 mil à responsabili­dade da autarquia, um investimento que o autarca vê como essencial para responder às necessidades do turismo que passa pelo concelho.

“Este investimento, para além da atrativi­dade que o concelho já tem, está enqua­drado com a Nacional 2. Ultimamente, como se verifica nos últimos anos, tem havido um movimento substancial de tu­ristas na N2 e esta é mais uma oferta que lhes proporcionamos, até porque é mais uma razão para que os turistas passem por Santa Marta de Penaguião, pernoitem cá, conheçam os nossos produtos e também a nossa gastronomia.

O nosso trabalho é afirmar o concelho na região e no país. Santa Marta de Penaguião está a atingir uma visibilidade nunca antes vista, nunca este concelho foi tão falado como nos anos que correm e agora com­pete-nos ter a capacidade de conseguir capitalizar de facto essa promoção do nos­so território. Se nós tivermos em conta os turistas que passaram e pararam em Santa Marta de Penaguião, tiraram fotografias e partilharam dá, de facto, uma promoção extraordinária.

Estamos a trabalhar para que de facto se criem as mais valias e se crie riqueza nos nossos territórios e aqui em Santa Marta de Penaguião em particular”.

O autarca aproveitou ainda para fazer uma breve balanço deste ano no que diz respei­to ao número de turistas que percorreram a N2. Satisfeito com os dados, Luís Ma­chado afirma que tem esperança que em 2021 esse números possam ainda crescer mais.

“Este ano nem toda a gente conseguiu fa­zer a N2 porque quando programou já era tarde. Este foi um ano diferente, a própria obra atrasou-se devido à pandemia mas houve um fluxo direcionado por força da pandemia. A N2 tem uma oferta turística diferente, de proximidade, de pequenos grupos, o que em tempos de pandemia era aconselhável e de facto teve uma pro­cura acima daquilo que era expectável para nós em 2020.

Estamos convencido que em 2021, se não tivermos os mesmos turistas nesta estra­da teremos mais, estou convencido que vamos ultrapassar o movimento deste ano porque há mais tempo de programação, a própria oferta também está a melho­rar por isso esperamos que no mínimo se mantenha o fluxo deste ano”.

,
3 comentários em “Parque de autocaravanas pronto a receber turistas
  1. Muitos Parabéns! Eu, como autocaravanista, irei certamente usufruir do vosso espaço…
    Obrigado
    Aníbal Madeira – Faro

  2. Bom dia.
    Parabéns pela iniciativa. Quando o poder central cria legislação para espantar os auto caravanistas, há alguns autarcas que pensam o contrário, (e bem) afinal o turismo é uma boa fonte de receita.
    Agora devem colocar esta informação nas páginas dedicadas para o efeito, para que os auto caravanistas tenham acesso à mesma.

Comments are closed.