Tarouca celebrou o Dia Internacional do Idoso com várias atividades

Dia do Idoso em Tarouca

Dia Internacional do Idoso em Tarouca

No dia 1 de outubro celebrou-se o Dia Internacional do Idoso. Para comemorar a data, o município de Tarouca proporcionou aos mais idosos um vasto leque de atividades que se realizaram ao longo de todo o dia.

O dia começou cedo para os mais velhos na cidade de Tarouca. Durante a manhã, o Auditório Municipal Adácio Pestana foi o ponto de encontro, onde os idosos do Rejuvenescer Tarouca e da Santa Casa da Misericórdia assistiram à Ação de Sensibilização “Idosos em Segurança 2015”. Esta ação foi promovida pela Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Lamego da GNR, com o objetivo de transmitir procedimentos de segurança, em situações de violência, burla, ou furtos em residências. O presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, salientou que uma das formas de proteger os idosos é “a consciencialização das responsabilidades das famílias e a forte aposta na criação de estratégias e mecanismos que permitam respostas sociais céleres”.

Segundo o autarca, na luta contra o isolamento dos mais velhos, o município tem atualmente “cerca de três centenas de idosos que participam semanalmente em aulas e atividades que decorrem em cada uma das freguesias do concelho e que são orientadas por uma equipa de técnicos especializados”, garantiu o édil, acrescentando que “a Câmara Municipal de Tarouca disponibiliza uma Unidade Móvel de Saúde que mensalmente percorre as freguesias do concelho para efetuar o acompanhamento de saúde dos idosos”.

As comemorações continuaram com um almoço convívio, que se realizou no centro cívico de Tarouca. A tarde decorreu com algumas atividades, juntamente com as crianças da Santa Casa da Misericórdia, existiram pequenas atuações, peças de teatro, música e dança. “O município de Tarouca pretendeu despertar consciências, promover a interação entre os idosos de várias freguesias com as gerações mais novas, com benefícios claros para ambos”, afirmou Valdemar Pereira relativamente ao Dia Internacional do Idoso, acrescentando que “os mais novos adquirem dos idosos a sabedoria e experiência, e estes beneficiam da alegria e energia contagiante dos petizes”, declarou.

“Tarouca é um concelho de excelência ao nível das respostas sociais, e a autarquia não tem poupado esforços para proporcionar as condições necessárias a um envelhecimento ativo e com dignidade aos seus munícipes, conferindo à terceira idade a “idade do poder”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Tarouca.

, ,