Moncorvo: Mau tempo corta EN-102 e provoca inundações

O concelho de Torre de Moncorvo foi hoje atingido por uma forte tempestade que deixou um rasto de destruição, causada em especial pelos deslizamentos de terra e inundações.

Torre de Moncorvo – Foto Tiago Miguel / Meteo Trás-os-Montes

Segundo fonte da GNR, os vários deslizamentos de terra que se registaram na Estrada Nacional-102, que liga Torre de Moncorvo a Bragança obrigou ao corte da via na zona da Quinta da Terrincha, local para onde foi enviada uma máquina retroescavadora para ajudar a retirar as massas de terra que ocupam a via.

Foto Joana Teixeira / Meteo Trás-os-Montes

“O trânsito está cortado nos dois sentidos, junto à Quinta da Terrincha. Segundo a minha contagem,  no local haveria cerca de meia centena de viaturas ligeiras e pesadas paradas. Em pouco mais de meia hora assisti a pelo menos a dois desmoronamentos de terra, que complicaram ainda mais situação inicial”, disse à Lusa João Castanho, um dos automobilistas que se encontrava parado no local.

Segundo o CDOS, ao local ocorreram 15 operacionais dos bombeiros de Torre de Moncorvo, apoiados por cinco viaturas e uma máquina retroescavadora da autarquia. A estas equipas juntaram-se militares da GNR.

Foto Vitor Moutinho / Meteo Trás-os-Montes

Os bombeiros também responderam, durante a tarde de hoje, a várias inundações em habitações e outros movimentos de terras registados naquela vila transmontana.

Esta situação foi prevista pelos gestores das páginas Meteo Trás-os-Montes e Luso Meteo que durante o dia foram divulgando alguns avisos e, nas declarações prestadas ao nosso jornal hoje sobre a tempestade que ontem se abateu sobre o Pinhão, alertavam já para esta possibilidade.

,