Município adere à plataforma ODSlocal

O Município de Vila Nova de Foz Côa, aderiu à plataforma ODSlocal – Plataforma Mu­nicipal dos Objetivos de De­senvolvimento Sustentável, projeto pioneiro para a con­cretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentá­vel a nível local.

A sessão de apresentação pública da Plataforma ODSlocal teve a partici­pação de António Guterres, Secre­tário-Geral das Nações Unidas; Mar­celo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa; António Cos­ta, Primeiro-Ministro de Portugal; e outros intervenientes de relevo do panorama nacional na operacionali­zação desta plataforma.

A assinatura da Carta de Compro­misso Municipal à ODSlocal por Gustavo de Sousa Duarte, Presi­dente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, ocorreu numa ce­rimónia por videoconferência, con­tando com a presença simultânea online dos diversos agentes que se comprometem na mobilização de meios humanos e outros recursos indispensáveis para a efetiva con­cretização dos objetivos da Agenda 2030 definidos pela Organização das Nações Unidas.

A Plataforma ODSlocal visa moni­torizar a evolução dos Municípios em relação às várias metas dos ODS através de indicadores de progresso construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios Municípios. Pretende, ain­da, mapear as práticas inovadoras e sustentáveis que tanto as autarquias como a sociedade civil e as empre­sas estão a implementar, e medir o seu impacto.

, , ,