Gabinete de enfermagem da Consulta Externa do Centro Oncológico do CHTMAD com aumento da atividade assistencial

O gabinete de Enfermagem da Consulta Externa do Centro Oncológico (CO) presta assistência a doentes de diferentes especialidades: Oncologia Médica, Hematologia/Hemato-oncologia, Pneumologia-Oncologia e Cirurgia-Oncologia.

Neste gabinete trabalham duas profissionais de enfermagem, que asseguram o funcionamento do mesmo entre as 08h00 e as18h00, todos os dias úteis, tendo registado, no passado mês de janeiro, e comparativamente ao período homólogo do ano anterior, um aumento significativo da sua atividade assistencial. Verificou-se, neste período, o aumento dos indicadores de produtividade na área da enfermagem, com um acréscimo de 224 doentes (1039 em 2018 e 1263 no ano corrente).

O aumento da atividade assistencial nesta área, reflete o investimento diário que estes profissionais colocam nos cuidados de saúde que prestam, reiterando-se que esta evolução positiva tem apenas como foco o doente e a rápida resposta aos cuidados que necessitam.

Em 2018, vários foram os procedimentos efetuados pelo gabinete de enfermagem da Consulta Externa do CO, destacando-se: as colheitas de sangue (10.800); a manutenção de cateteres venosos totalmente implantados (1.060); a administração de terapêutica via intravenosa (340); as flebotomias terapêuticas (256); o apoio à realização de mielogramas e biópsias ósseas (245); a execução de pensos ((129) e sessões de aerossóis (40).

Para além destes cuidados de enfermagem diferenciados, outros foram prestados neste gabinete, dos quais se destacam: o acompanhamento de doentes ao serviço de urgência; a avaliação de doentes para 1ª consulta; a presença física durante exame físico a doentes de cirurgia-oncologia; o apoio ao internamento de oncologia; a realização de zaragatoas nasal/retal no cumprimento da norma da PPCIRA para internamento em oncologia; a colocação de cateteres venosos periféricos para realização de TAC/RMN contrastados e várias colaborações em diferentes exames|terapêuticas, bem como a participação em diferentes formações, projetos de melhoria da qualidade e ensaios clínicos.

A consulta externa do CO do CHTMAD é considerada a “porta de entrada” dos doentes para uma nova realidade das suas vidas, tendo-se atendido, em janeiro deste ano, uma média de 57 doentes por dia. É, portanto, desta forma, necessário um acompanhamento personalizado, realizado por profissionais atentos, motivados e que tenham o doente como centro de todo o sistema.

O Conselho de Administração congratula-se por este aumento da atividade assistencial na Consulta Externa do CO, reforçando a importância do papel dos profissionais de enfermagem nos cuidados de saúde prestados neste Centro Hospitalar.

,