Apresentação exposição PEDU – Vila Real

No passado dia 17 de junho, decorreu no edifício do ex-Governo Civil de Vila Real, a apresentação da exposição do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Vila Real (PEDUVR). A exposição pode ser visitada ao longo de toda a execução do PEDU Vila Real.

Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, presidiu à sessão, apontando o caminho que, na sua visão, posiciona Vila Real na rota da evolução natural das cidades e espaços púbicos dinâmicos, respondendo deste modo às necessidades atuais da população.

A intervenção urbana, que engloba dezenas de projetos que serão implementados de forma gradual em diferentes pontos da cidade, pretende solucionar os constrangimentos estruturais com que os habitantes se têm vindo a deparar nos últimos tempos, sobretudo ao nível da mobilidade urbana.

O objetivo passar por afirmar Vila Real como uma cidade inteligente, sustentável e inclusiva, com melhor circulação para idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida. O PEDUVR pretende deste modo regenerar a cidade e potenciar o desenvolvimento de novos hábitos, tais como o uso de meios de transporte suaves, interligados entre os meios urbano e rural.

No caso concreto da Avenida Carvalho Araújo, um dos locais históricos da cidade, a mesma irá ser reabilitada de acordo com os novos parâmetros mobilidade e desenvolvimento urbano sustentável, aliando a beleza que lhe é reconhecida ao longo de décadas, a novas funcionalidades. Neste local, está prevista a criação de espaços de lazer e eventos, fixação de esplanadas e plantação de novas árvores.

A segurança dos peões e a edificação de um novo parque de estacionamento, complementando os que já existem na zona envolvente, fazem também parte dos planos de intervenção para esta zona histórica da cidade.

Rui Santos sublinhou ainda que espaços evoluem de acordo com as necessidades das pessoas, reforçando a confiança no resultado final da intervenção que, segundo o próprio, será motivo de orgulho não só para Vila Real, como também para todos os vila-realenses.

Nesta sessão, foi também apresentada a estratégia de comunicação digital e respetivos canais de divulgação dos trabalhos que integram o PEDUVR, através dos quais todos os habitantes do concelho poderão acompanhar o avançar das intervenções e respetivas iniciativas que serão desenvolvidas ao longo do período de reabilitação.

A par da apresentação do PEDUVR, assinalou-se igualmente neste dia a inauguração da exposição demonstrativa do resultado futuro da requalificação, que poderá ser visitada durante o período de intervenção.

, ,