Autarquia abre de procedimento para empreitada de reparação da pista do aeródromo

Encerrada desde julho de 2019, por motivos de segurança, a pista da aeródromo de Vila Real vai ser requalificada pela autarquia, um procedimento que terá um prazo previsto de execução até 60 dias, contados a partir da data da consignação da obra, e um preço base estimado de 335.393,00 euros.

Após o estudo e a caracterização das deformações existentes foi possível concluir que a principal causa do abatimento da pista está relacionada com a presença de água nas camadas abaixo do pavimento e eventualmente o atravessamento da mesma sob a pista. Assim a proposta de resolução visa essencialmente a drenagem dos materiais que constituem a base e sub-base da pista e impedir que eventuais águas a atravessem.

Tendo em conta todos os constrangimentos provocados pelo encerramento do Aeródromo Municipal que, apesar de urgente e necessário, teve implicações nas normais operações aéreas com aeronaves de asa fixa (aviões), particularmente nos voos comerciais, mas também nas operações de combate a incêndios florestais com aeronaves de asa fixa que tinham como base esta infraestrutura, o Município de Vila Real enseja pela sua rápida reabertura, com a todas as condições de segurança salvaguardadas.

Recorde-se que o Aeródromo Municipal de Vila Real é uma infraestrutura fundamental que serve, nomeadamente, a Região do Douro. A sua localização a cerca de 4 km da cidade de Vila Real tem levado ao crescimento da procura por este meio de transporte, nomeadamente para o ramo dos negócios, lazer e turismo. Aqui ficará também localizado o Centro de Proteção Civil Regional, cujo concurso será lançado brevemente.

,