Autarquia apresenta PEDU

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Vila Real (PEDUVR), vai ser apresentada no próximo dia 17 de Junho de 2019, pelas 10H30, no edifício do ex-Governo Civil de Vila Real.

Neste ciclo de requalificação que se vive em Vila Real, cada cidadão será uma peça fundamental para atingir a sustentabilidade do concelho com vista à modernidade, à inovação e à coesão.

O PEDUVR tem como principais objetivos recuperar o papel competitivo do Centro Histórico da cidade de Vila Real, enquanto principal centro urbano, promovendo o seu repovoamento e a recuperação do seu parque edificado, em especial o habitacional.

Este projeto visa despertar uma nova centralidade com a introdução de novos equipamentos públicos e privados, que possam funcionar como âncoras de atração de população. Um dos pilares centrais de toda a implementação do projeto é gerar novos padrões de qualidade de vida, que assentem na modernidade e na sustentabilidade.

Com esta intervenção, será uma oportunidade de todos poderem alterar alguns hábitos, mais próximos dos novos conceitos de sociedade que se pretendem mais amigas do ambiente.

O reforço de zonas qualificadas de estadia e de socialização; aumentar o hábito pedonal como principal modo de deslocação, reforçando a atratividade comercial nas zonas de intervenção, proporcionando novas condições à instalação de comércio e serviços, são outros dos objetivos desta intervenção.

Outro dos eixos passa pelo reforço e incentivo à utilização dos TPU (Transportes Públicos Urbanos) para as deslocações de e para o exterior da zona intervencionada; diminuir as necessidades de estacionamento em espaço público; diminuir as emissões de GEE (Gases com Efeito de Estufa); diminuir os consumos energéticos; diminuir o ruído ao longo das artérias e arruamentos.

O objetivo central é melhorar a qualidade de vida dos utentes, moradores e trabalhadores das zonas que irão ser intervencionadas.

,