Autarquia realiza testes nas Estruturas Residenciais para Idosos

Dada a especial vulnerabilidade das populações idosas à COVID-19, o Município de Vila Real decidiu avançar imediatamente com um programa de testes a utentes das Estruturas Residenciais para Idosos do concelho, que tenham protocolos estabelecidos com a Segurança Social.

Apesar de ter sido anunciado um programa nacional de testagem a utentes e funcionários destas respostas sociais, o mesmo ainda não se encontra operacionalizado, o que motivou esta iniciativa urgente da autarquia.

Assim, nos dias 16 e 17 de abril, serão testados todos os utentes das seguintes instituições: Centro Social e Paroquial (CSP) da Campeã, CSP de Mateus, CSP de São Tomé do Castelo, CSP de Santo António, Lar da Imaculada Conceição da Santa Casa da Misericórdia, Associação Paz e Amizade, Lar de Idosos de Lordelo, Residência Dom Rodrigo e o Lar da Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real.

No total, serão testados cerca de 279 utentes, que se somam aos mais de 70 utentes do Lar Nossa Senhora das Dores que já haviam sido testados, aquando do surto detetado nessa instituição.

Os testes serão feitos por um laboratório privado devidamente credenciado, com o apoio e acompanhamento do Agrupamento de Centros de Saúde Douro I – Marão e Douro Norte, o que assegura a validade dos resultados obtidos.

O Município assumirá o custo destes testes, cujos resultados deverão ser conhecidos até ao próximo domingo, 19 de abril.

,