Bastonária da Ordem dos Nutricionistas visita CHTMAD

A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas esteve no Hospital de Vila Real na passada quarta-feira, uma visita integrada no ciclo de visitas da Ordem dos Nutricionistas, sob o tema “Alimentação das crianças”.

A acompanhar esta visita estiveram presentes de todos os elementos do Conselho de Administração do CHTMAD assim como todos os nutricionistas desta unidade e ainda diversas entidades, entre elas, o Dr. Pimenta Marinho, Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte; a Enfª Paula Duarte, Vogal do Conselho Diretivo da ARS Norte e a Drª Graça Ferro, Vogal da Direção da Ordem dos Nutricionistas, ou ainda o Vice-Reitor para a Área da Investigação e Inovação da UTAD, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, os Diretores Executivos dos Agrupamentos dos Centros de Saúde da região, a Diretora do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus de Vila Real, a Vice Diretora do Agrupamento de Escolas da Sé, em Lamego, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego, a Gertal e todos os nutricionistas destas Instituições.

A visita, que se iniciou no auditório da unidade hospitalar, onde a Drª Clara Matos, Diretora do Serviço de Nutrição do CHTMAD, teve oportunidade de apresentar um trabalho intitulado “alimentação das crianças”, prosseguiu depois com uma visita às unidades de Pediatria e Nutrição.

No final da visita e antes da reunião com o conselho de administração do Centro Hospitalar, a bastonária falou à comunicação social afirmando-se satisfeita pelo trabalho que se realiza neste campo em Vila Real.

“Vir ao CHTMAD é de grande importância porque este Centro Hospitalar atende uma área geográfica muito grande e com uma realidade em termos de saúde muito específica. O serviço de nutrição tem aqui um modelo que muito nos interessa, está atento ao que é a necessidade de cada paciente, é desenhada uma consulta específica para cada problema”.

A bastonária concluiu ainda que, “neste centro hospitalar os profissionais parecem muito motivados e articulados com os diferentes serviços existentes. Existe também uma excelente relação com diversas instituições da região como, por exemplo, os centros escolares e a autarquia”.

Para o Presidente do Conselho de Administração do CHTMAD, “a nutrição faz parte do bem-estar da população”. João Oliveira defende ainda que “é necessário apoiar todos estes projetos que conduzem a uma melhor saúde da população. Os cuidados hospitalares têm de trabalhar em conjunto com os cuidados primários para desta forma chegar de uma forma mais eficaz às populações”.

Para Pimenta Marinho, Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, “este é um serviço de excelência do qual nos orgulhamos”. Para este responsável, “se não investirmos em saúde nunca teremos capacidade de resposta para todos que nos irão procurar no futuro”.

,