Câmara de Vila Real e Águas do Norte firmam acordo sobre Sistema do Alvão

A Câmara Municipal de Vila Real e a empresa Águas do Norte (ADN) assinaram um acordo que permite a integração do Sistema do Alvão no Sistema Multimunicipal daquela empresa.

O acordo agora apresentado permite solucionar uma questão antiga sobre a exclusividade da captação, tratamento e distribuição de água em “Alta” no concelho de Vila Real, da mesma forma que irá contribuir para a sustentabilidade económico-financeira da atividade da EMARVR, uma vez que a água consumida até 2020 (ano de entrada em vigor do acordo na sua totalidade), será paga a esta empresa municipal pela ADN.

O Sistema do Alvão é composto por duas Barragens, a Cimeira, localizada na freguesia de Vila Marim, com capacidade para 1.500.000 m3, e a Fundeira, localizada na União das freguesias de Borbela e Lamas de Olo, com capacidade para 145.000 m3 e ainda a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Alvão, localizada na União das freguesias de Borbela e Lamas d’Olo, com capacidade de produção de 360 m3/hora, bem como dois reservatórios gerais com capacidade unitária de 750m3.

No total, este sistema abastece mais de 60% da população do concelho, em especial a cidade de Vila Real.

Durante a sessão de apresentação do acordo, Rui Santos, autarca vila-realense, afirmou que este “é um passo importante para potenciar as infraestruturas de Vila Real”, sendo que esta “é uma obrigação de todos”.

O edil aproveitou ainda a oportunidade para relembrar algumas das melhorias levadas a cabo desde que assumiu o cargo em 2013, reduzindo o desperdício de água que por sua vez levou a uma redução no custo dos serviços prestados, permitindo assim uma redução de 10% na fatura mensal de água paga pelos munícipes, e ainda um maior investimento no alargamento da rede de saneamento municipal, aproximando assim o concelho da média nacional em termos de cobertura de saneamento.

Rui Santos afirmou ainda que este executivo tem uma forte preocupação ambiental e o investimento feito neste setor é reflexo dessa mesma preocupação.

,