Comemoração do Dia Mundial da Alimentação no CHTMAD

No próximo dia 16 de outubro, comemora-se o “Dia Mundial da Alimentação”. Este ano, o tema definido pela FAO para a celebração deste dia é a “Alimentação saudável e sustentável”.

Neste âmbito, e porque o CHTMAD valoriza esta temática, irá realizar-se no próximo dia 16, na Unidade Hospitalar de Vila Real, uma iniciativa dedicada a esta temática, organizada pelo Serviço de Nutrição.

Entre as 09h30 e as 10h30 será inaugurado o canteiro de ervas aromáticas no Serviço de Pediatria. Aqui, as crianças da consulta externa serão convidadas a cuidar deste pequeno jardim. Mais tarde, as ervas serão colocadas num vasinho para, no momento da alta, serem oferecidas às crianças internadas, com o objetivo de as sensibilizar para a importância de reduzir o sal utilizado na confeção dos alimentos, substituindo-o por ervas aromáticas.

Das 10h30m às 12h30m, decorrerá no auditório da Unidade Hospitalar de Vila Real, o workshop “cozinhar com a natureza” com Graça Saraiva, da empresa local “ervas finas”. Pretende-se, assim, sensibilizar os profissionais de saúde do CHTMAD para a biodiversidade alimentar do nosso património histórico culinário e para o uso de técnicas culinárias simples, económicas, saborosas e apelativas.

Igualmente durante a manhã, nas salas de espera da consulta externa do CHTMAD, serão distribuídas brochuras com receitas sustentáveis de produtos locais e sazonais, igualmente desenvolvidas pelo Serviço de Nutrição.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *