Emídio Gomes eleito com “maioria expressiva”

O novo reitor foi eleito ontem (29/03), após a audição pública dos três candidatos ao cargo, alcançando uma vitória expressiva. Emídio Gomes irá assim substituir António Fontainhas Fernandes que esteve no cargo entre 2013 e 2021.

Natural da cidade do Porto é já longa a ligação do novo reitor à UTAD fazendo mesmo parte da equipa reitoral ainda em funções como  vice-reitor para a Área de Investigação e Inovação.

Em declarações à comunicação social após confirmada a eleição, Emídio Gomes afirmou que pretende dar continuidade ao projeto do Ecocampus olhando agora “para dentro dos edifícios”, apostando em “laboratórios e salas de aula de topo, privilegiando os espaços de ensino e de investigação”.

Questionado sobre os projetos a avançar em breve na universidade, Emídio Gomes destacou a criação do “novo espaço do estudante que ficará localizado na zona mais central e nobre do campus”.

Uma novidade também apresentada pelo novo reitor foram as “residências da UTAD no território” fomentando assim a relação da instituição com a região e as suas gentes. “O curso de enologia poderá ser lecionado no Museu do Vinho, em S. João da Pesqueira, durante uma semana, o que faz com que professores e alunos tenham que lá ficar durante esse tempo, isso irá reforçar em muito a relação da universidade com o território onde se insere”, exemplificou Emídio Gomes.

Para o novo reitor a investigação é também um pilar fundamental no futuro da universidade e da sua sustentabilidade. “Uma universidade hoje é reconhecida pelo conhecimento que produz e é o reconhecimento desse conhecimento que nos faz a prazo atrair mais e melhores alunos”, afirmou.

Miguel Poiares Maduro, Presidente do Conselho Geral da UTAD também falou á imprensa no final da cerimónia, começando por dar os parabéns ao novo reitor, eleito por uma “votação muito expressiva”.

Para o presidente de órgão que elege o reitor, esta votação “é um sinal de confiança” no projeto de Emídio Gomes que tem agora um mandato claro para prosseguir aquilo que é a estratégia que apresentou no seu programa de ação e que foi tão claramente sufragada pelo Conselho Geral.

Poiares Maduro agradeceu aos três candidatos pelo interesse manifestado na defesa da UTAD, realçando que a participação no processo eleitoral é sinal da importância da academia transmontana.

O presidente do Conselho Geral da UTAD deixou ainda uma palavra de agradecimento ao Reitor cessante António Fontainhas Fernandes.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *