Ex-Aluna da UTAD aposta no crowdfunding para financiar projeto

Licenciada e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e com uma especialização na área de design gráfico, Marta Varela desde sempre que desenvolveu interesse pelas área da gestão de marcas, design e ilustração. O Viva Douro foi conversar com esta jovem empreendedora.

Viva Douro (VD) – Como surgiu a ideia de criar a Milustra D’ouro?

Marta Varela (MV) – Desde cedo que tive interesse pelas áreas de design e ilustração, assim como pela gestão de marcas, desta forma, e através de uma análise ao mercado transmontano e alto duriense, verifiquei que ainda não existe um leque variado de produtos que representem e divulguem a nossa região, pelo nosso país e até mesmo lá fora. Neste seguimento surgiu a ideia de criar a  Milustra D’ouro, uma marca de produtos ilustrados com conteúdos referentes a Trás-os-Montes e Alto Douro, com o objetivo de “levar mais longe” as potencialidades da nossa região.

VD – E quando surgiu o projeto?

MV – A marca surgiu no início deste ano, no âmbito do concurso a uma bolsa de apoio ao empreendedorismo português, denominado StartUp Voucher, que conta com o co-financiamento do COMPETE 2020, Portugal 2020 e pelo FEDER – “Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”. A Milustra D’ouro já conseguiu também o apoio da incubadora de empresas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

VD – Já estão a vender ao público?

MV – Neste momento a marca ainda se está a lançar no mercado. Atualmente ainda não inicíamos a venda dos nossos produtos ao público. Nesta fase inicial, pretendemos perceber a aceitação das pessoas face à ideia e dedicar todos os nossos esforços no desenvolvimento de uma marca sólida e capaz de responder às necessidades propostas.

Estamos também a tentar estabelecer parcerias, estando sempre receptivos a novas propostas.

VD – A Milustra ocupa todo o teu tempo?

Sim, o meu tempo atualmente é 100% dedicado à Milustra D’ouro.  De momento a equipa é constituída por duas pessoas, mas cabe-me a mim a gestão do projeto.

VD – Qual o objetivo da campanha de crowdfunding e porquê esta plataforma?

MV – No âmbito do lançamento da marca, foi criada recentemente uma campanha de crowdfunding no site do PPL (financiamento coletivo), de modo a angariar apoios que permitam “dar o pontapé de saída” para o lançamento da Milustra D’ouro. O crowdfunding consiste numa forma simples de angariar fundos e de apresentar a ideia em que toda a comunidade pode participar. As contribuições feitas através do site, terão sempre associadas uma determinada recompensa, ou seja, existe uma troca justa: as pessoas estão a contribuir para um projeto que consideram viável, mas também recebem algo em troca. Assim sendo, no caso da campanha da Milustra D’ouro, se a pessoa gostar e se identificar com a ideia e pretender contribuir, esse apoio terá sempre associada uma recompensa, neste caso a um produto exclusivo da marca.

VD – Como podem então as pessoas fazer para contribuir?

MV – As contribuições poderão ser realizadas no site do PPL (plataforma portuguesa de crowdfunding), pesquisando pelo nome da campanha: MILUSTRA D’OURO. É importante salientar que ao apoiar, estará a apoiar a região de Trás-os-Montes e Alto Douro já que o conceito primordial da Milustra D’ouro é promover e “levar mais longe” a região. Apoiar a Milustra D’ouro não é estar a apoiar apenas o empreendedorismo português, é apoiar a ideia de que a região de Trás-os-Montes e Alto Douro merece ter uma presença mais forte no nosso país, tendo assim direito a uma marca própria que represente a região de forma criativa e apelativa.

6 – Qual está a ser o feedback relativamente aos produtos e à campanha?

O feedback por parte das pessoas tem sido bastante positivo. A Milustra D’ouro tem recebido mensagens de apoio de várias pessoas da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em duas semanas a campanha já conta com 15 % do objetivo alcançado. As pessoas têm contactado de modo a saber onde poderão adquirir os produtos e quando estes estarão disponíveis. A campanha tem sido bastante interessante e importante para que a marca perceba a receptividade das pessoas.

Se pretender ajudar esta campanha poderá fazê-lo seguindo este link: Quero ser um apoiante D’ouro!

,