Faleceu utente do lar da Nossa Senhora das Dores

A mulher, de 71 anos, faleceu no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), em Vila Real, local para onde tinha sido transferida na sequência da evacuação do Lar da Nossa Senhora das Dores.

Rui Santos, autarca vila-realense, veio já esta manhã lamentar a morte da septuagenária, que apresentava outras patologias associadas.

“A única coisa que posso dizer é que lamento profundamente que tenha já ocorrido um óbito. Sei que teve a ver com um problema relacionado com diabetes e lamento profundamente, apresento a minhas condolências à famílias”, afirmou o autarca aos jornalistas.

O autarca falava à comunicação social à margem da abertura de um centro de rastreio à covid-19, em Vila Real, tendo referido que é preciso continuar “neste combate, nesta guerra” e vencer, a cada dia que passa.

No Lar de Nossa Senhora das Dores, localizado no centro da cidade, foram detetados 88 utentes e funcionários com covid-19, em 99 testes realizados pelo INEM, e na madrugada de sábado concretizou-se a evacuação da instituição particular de solidariedade social.

Foram transferidos 53 idosos com covid-19 para o Trofa Saúde Hospital, localizado em Vila Real, numa operação que teve início às 20:45 de sexta-feira e mobilizou 50 operacionais e 25 viaturas entre bombeiros, PSP, Cruz Vermelha Portuguesa, Exército e Proteção Civil.

Para o hospital militar do Porto já tinham sido levados 11 idosos na quarta-feira, encontrando-se mais quatro no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Quatro idosos com testes negativos à covid-19 foram transferidos para uma unidade hospitalar de Vila Nova de Gaia.

Depois da evacuação, o Exército procedeu no sábado à descontaminação do lar.

,