Membros Cooptados do Conselho Geral da UTAD já tomaram posse

São sete as personalidades de reconhecido mérito, externas à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que tomaram posse a 29 de janeiro e vão integrar o novo Conselho Geral 2020-2024. Estes membros foram cooptados através de convite e vão juntar-se aos 18 membros eleitos, ficando assim completo o processo de composição deste órgão com 25 membros internos e externos à UTAD.

Trata-se de António Marquez Filipe, presidente da direção da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial; Cristina Azevedo, analista financeira que presidiu à Fundação Cidade de Guimarães (entidade responsável pela organização da Guimarães Capital da Cultura 2012); Mário Lopes dos Santos, dirigente na Agência Europeia do Controlo das Pescas; Miguel Pinto, engenheiro Mecânico formado no ISEP e Diretor da Continental Advanced Antenna Portugal; Miguel Poiares Maduro, professor universitário e antigo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional do XIX Governo de Portugal; Rosário Gamboa, Professora do Ensino Superior, antiga presidente do Instituto Politécnico do Porto e atualmente deputada à Assembleia da República e Rúben Claro da Fonseca, diplomado da UTAD, presidiu à Associação Académica da UTAD e é atualmente quadro da Lusiaves.

A seguir ao ato de tomada de posse decorreu a eleição do Presidente do Conselho Geral e do Secretário entre os 25 Conselheiros, tendo sido eleito Miguel Poiares Maduro, como Presidente, e Daniela Fonseca, como Secretária.

O Presidente eleito afirmou ser “uma honra suceder ao Dr. Silva Peneda e poder continuar a contribuir, em conjunto com os novos colegas do Conselho Geral, para o crescimento da UTAD e a sua afirmação como uma instituição académica e cientifica de excelência e de forma ambiental e socialmente sustentável”.

O Conselho Geral da UTAD é um órgão de decisão estratégica e de fiscalização, cujas competências, passam por organizar o procedimento de eleição e eleger o Reitor, que irá substituir António Fontaínhas Fernandes que termina o seu segundo mandato como reitor na UTAD, entre outras funções. A eleição para o novo reitor tem lugar no próximo dia 29 de março de 2021.

,