Queda de granizo em Vila Real

A tarde desta quinta feira, dia 27, ficou marcada por uma intensa queda de granizo em Vila Real.

As previsões para esta tarde eram de muita instabilidade na região que se veio a confirmar com chuva, trovoada e queda de granizo.

Segundo Fábio Viamonte, natural de Vila Real, a intempérie “durou cerca de 45 minutos, entre as 15:30 e as 16:15, sensivelmente”.

Há, por agora, registo de algumas inundações na via pública, contudo, ainda não conseguimos ainda averiguar o impacto real desta situação, em especial na agricultura, numa altura em que a região vive a época de vindimas.

Segundo fonte dos bombeiros da Cruz Branca de Vila Real, em contacto com o VivaDouro, “há registo de algumas ocorrências, sobretudo devido à queda de árvores e pequenas inundações”.

Entretanto, a autarquia vilarealense, na sua página do facebook, veio entretanto confirmar uma situação de abatimento de piso numa das artérias da cidade, provocada por esta intempérie.

“Fruto da intempérie que se abateu há pouco sobre Vila Real, foi detetado um abatimento do piso na Rua D. Pedro de Castro, que os serviços municipais se encontram a avaliar.
Solicita-se a todos os cidadãos e nomeadamente aos automobilistas, que circulem com o máximo de atenção e cuidado”.

Contactado pelo nosso jornal, o gestor da página Luso Meteo, Fábio Félix, afirmou que, pelas imagens que lhe têm chegado se poderá tratar de “um possível wet downburst, um fenómeno severo e potencialmente destrutivo”.

,