Spawnfoam entre os premiados do Norte Empreendedor

A saúde e bem-estar e a sustentabilidade ambiental são as áreas privilegiadas pelos oito empreendedores que, no passado mês de abril, receberam os prémios Norte Empreendedor.

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) levou a cabo, ao longo dos últimos dez meses, em todas as oito subregiões NUT III nortenhas, no âmbito do projeto Novo Rumo a Norte (NRN), um conjunto de sessões coletivas de “mentoring” e “coaching” dos quais participaram 1000 empreendedores e empresários, sendo escolhidos oito projetos vencedores prmiados com 5000 euros cada um.

Os jurados mostraram-se sensíveis ao facto de os oito projetos vencedores “estarem focados em duas grandes áreas da atividade humana que estão no centro da agenda mundial: a qualidade de vida e o ambiente”, destaca Luís Miguel Ribeiro, que presidiu ao júri e é vice-presidente da AEP.

Entre as candidaturas finalistas, houve representantes de sete das oito sub-regiões NUT III do Norte. A Área Metropolitana do Porto obteve cinco dos prémios, sendo que os três  restantes foram atribuídos às comunidades intermunicipais do Ave, do Alto Tâmega e do Douro.

O projeto “Novo Rumo a Norte” (NRN) é “uma iniciativa – cofinanciada pelo programa Norte 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – que nos últimos dois anos e meio permitiu a mais de 2000 pessoas, entre empresários, empreendedores, gestores e técnicos das associações empresariais representativas das oito sub-regiões NUT III nortenhas aceder a informação empresarial com valor estratégico e beneficiar de ações de capacitação para a ativação de negócios enquadrados na Estratégia Regional de Especialização Inteligente”, afirmou o representante da AEP

Os premiados foram avaliados através de um “pitch” (curta apresentação de 90 segundos), levando a que os projetos fossem muito diferentes entre si.

Para Pedro Mendes, fundador e responsável da Spawnfoam, “é uma distinção que nos deixa orgulhosos. Havia concorrentes muito fortes bons, mostrando que no norte existe uma força muito grande, e a vitória vem-nos mostrar, acima de tudo que aquilo que estamos a fazer, estamos a fazer bem, mais do que o prémio económico é o reconhecimento daquilo que fazemos”.

Em declarações exclusivas ao VivaDouro, o empresário afirmou ainda que a Spawnfoam é “uma das 20 empresas a nível nacional que desenvolveu o Programa de transição para uma Economia Circular do Fundo Ambiental, é um programa com pesos pesados da indústria do qual também fazemos parte”.

“O Novo Rumo a Norte, para além de um concurso, foi também uma porta aberta para novos contactos e parcerias, alguns dos nossos opositores são hoje nossos parceiros, uns como fornecedores e outros como clientes”.

Criada formalmente em janeiro de 2017, a Spawnfoam é uma empresa de biotecnologia que desenvolve biomateriais, estando atenta à sustentabilidade do planeta e à eficiência da utilização dos recursos.

A entrega dos galardões foi realizada durante um jantar na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, onde foram igualmente distinguidos oito empresários nortenhos pela sua carreira e exemplo dado aos empreendedores mais novos.

, ,