Vozes dos municípios: Santa Marta de Penaguião

 

Por Luís Machado, Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião

Do alto da montanha as águias em extinção soltam gritos de grandeza. E o Marão em toda a sua plenitude protege imponente as terras de SANTA MARTA, que além de ser a padroeira do DOURO, nos dá nome e força.

Cá em baixo, o Corgo corre como um menino brincalhão, por entre fragas e vinhedos, rasgando as mais improváveis e belas praias fluviais, até chegar ao seu senhor.

Sempre constante e sereno o verde vinhateiro predomina e conta a história de um povo, que à força rasgou montanhas e plantou um fruto que desde sempre e hoje cada vez mais, de boca em boca nos dá nome e valor.

Esta é a nossa terra.

O que  procurar, aqui pode encontrar. Solares, igrejas, miradouros, descanso, aventura, lazer e sonho.

Um bater forte de olhar nos montes, ou uma procura incessante de um términus que não se encontra numa paisagem.

O Município de Santa Marta de Penaguião, dotado de um sem número de infraestruturas necessárias à qualidade de vida de qualquer cidadão, possui agora, um rumo cultural, social e educativo que visa atingir a excelência.

É este o propósito de quem por cá trabalha. Transformar SANTA MARTA num local cada dia mais desenvolvido e apelativo para visitar e até morar.

O vinho, produto conhecido de todos, é cada vez mais uma referência no pais, com a distinção constante nos vários concursos nacionais e internacionais. De salvaguardar aqui a fantástica parceria e comunhão entre as Caves Santa Marta e os produtores/engarrafadores particulares.

A gastronomia, nunca deixando de ser tradicional, é também moderna e inovadora, nunca estática e sempre surpreendente. Doces ou salgados, ou até ambos combinados, elaboram uma cozinha diferente.

Se pretende descansar, ou caminhar, fazer um trilho, uma escalada, rafting, visitar património, assistir a um espetáculo cultural, apreciar simplesmente o sossego da paisagem… seja qual for a sua intenção para um fim-de-semana, ou férias quem sabe, o nosso Concelho é sem dúvida opção.

Ao abrir das cortinas, cada espetáculo é uma ode ao passado e um brinde ao futuro. Não precisamos de ter “grandes” espaços físicos, para sermos grandes no que fazemos.

Dia 29 de Julho, feriado municipal é dia da Padroeira da Região Demarcada do Douro, aventure-se e visite-nos

SANTA MARTA tem vida e convida!

, , ,