Vozes dos Municípios: Torre de Moncorvo

Por Nuno Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo 

De inegável valor e riquezas históricas, a vila de Torre de Moncorvo teve origem medieval e recebeu foral de D. Dinis em 1285. Foi também sede de uma grandiosa comarca que chegou a abarcar 26 vilas e 182 freguesias, com 96 km de extensão e outro tanto de largura, indo até terras de Chaves e Amarante.

Outrora designada por muitos como a Sintra Transmontana, Torre de Moncorvo é protegida pela Serra do Roboredo e pelos Rios Sabor e Douro. O território é abrangido pela Região Demarcada do “Vinho do Porto” e, numa pequena extensão, pela área classificada como Património da Humanidade, pela UNESCO.

Esta é uma terra preenchida por monumentos históricos e cada um fala de um passado que se quer preservar. Realço a Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, o Chafariz Filipino, os vestígios do castelo e todo centro histórico da vila, dignos de admiração.

Torre de Moncorvo oferece uma série de experiências culturais únicas que passam pelas visitas ao Núcleo Museológico da Casa da Roda, ao Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior, ao Museu de Arte Sacra, à Oficina Vinária, ao Lagar da Cera de Felgueiras e ao Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, o único no país dedicado à arqueologia e ao aproveitamento do ferro.

Para completar a oferta no centro histórico da vila estamos a preparar um museu de Interpretação de Arte Barroca e, com a aquisição da antiga sinagoga, pretendemos criar um Centro de Estudos Judaicos.

Destaque também para as belíssimas paisagens que se podem apreciar no concelho, não podendo esquecer a Foz do Sabor, uma zona com inegáveis potencialidades para as práticas de recreio e lazer, onde existe uma praia fluvial natural. Pretendemos potenciar a Foz do Sabor como a única aldeia piscatória de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde ainda se respira o dia-a-dia da pesca. Os tradicionais barcos rabelos pescam pela manhã os peixes do rio que entregam nos restaurantes para serem confecionados. Posteriormente, são servidos fritos, cozidos, assados e em molho de escabeche, acompanhados pelas famosas migas de peixe.

Torre de Moncorvo é um concelho riquíssimo a nível gastronómico onde se destacam as Amêndoas Cobertas, o fumeiro e doçaria de amêndoa. Outras iguarias muito apreciadas são também o borrego terrincho e a posta grelhada.

Os vinhos produzidos na região são de qualidade superior e acompanhados pelo queijo terrincho fazem a delícia de quem nos visita.

Durante todo o ano temos uma oferta variada de eventos dos quais destaco a Feira Medieval, Semana Santa, o Mês de Constantino Rei dos Floristas, Festival das Migas e do Peixe do Rio, provas do Campeonato Nacional e Europeu de Motonáutica, Carviçais Rock e Sabor D’ouro Summer Fest Wine.

Motivos mais que suficientes para visitar a vila medieval de Torre de Moncorvo, local hospitaleiro, de tradições e culturas ancestrais.

Torre de Moncorvo 365 dias à sua espera!

, ,