Banda Marcial de Cambres agraciada com Medalha de Ouro de Lamego

Foto: Direitos Reservados

No arranque do concerto da orquestra de sopros e percussão do estágio “Férias com Música” que decorreu no Teatro Ribeiro Conceição, a Banda Marcial de Cambres foi distinguida com a Medalha de Ouro da Cidade de Lamego, tendo em conta “a obra dedicada, permanente e constante que tem desenvolvido desde a sua fundação, enaltecendo e honrando a cidade de Lamego, o Concelho e a Região”. O Presidente da Direção desta filarmónica, Manuel João Canelas, recebeu das mãos de Francisco Lopes a mais alta distinção outorgada por este Município.

Fundada provavelmente em 1881, a Banda Marcial de Cambres apresenta atualmente cerca de 45 músicos na sua maioria jovens formados pela escola de música da Banda e pelas escolas de música da região. Executa todo o tipo de reportório, do religioso ao profano, que existe para este tipo de formação. A par da Banda, funciona ainda uma Escola de Música com cerca de 15 jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos. Recorde-se que, já anteriormente, a Câmara Municipal de Lamego tinha distinguido as outras bandas filarmónicas centenárias existentes no concelho: a Sociedade Filarmónica de Lalim e a Associação Filarmónica e Banda Juvenil de Magueija.

O projeto artístico “Férias com Música” é organizado pela Banda Marcial de Cambres numa parceria institucional com o Curso Profissional de Música da Escola Secundária de Cinfães e a Academia d´Artes de Cinfães. O espetáculo realizado no Teatro Ribeiro Conceição teve a particularidade da direção artística ter sido da responsabilidade de um conjunto de estudantes em direção que ao longo da atuação partilharam o pódio.

, , , , ,