Hospital de Viseu passa a tratar doentes renais da região norte do distrito

Foto: Direitos Reservados

Após a revindicação manifestada junto ao Ministério da Saúde, pelo presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, os doentes renais dos concelhos de Moimenta da Beira, Penedono e Sernancelhe podem agora receber tratamento no Hospital de Viseu.

Estas populações já recebiam tratamento no Hospital de Viseu em outras especialidades, como a Cirurgia Geral e a Pneumologia. No caso da Nefrologia, que diz respeito ao sistema urinário, em especial o rim, os doentes de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Penedono eram encaminhados para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Aos olhos do autarca de Moimenta da Beira esta situação complicava a “vida e a saúde” das populações, uma vez que a rede de transportes públicos regulares para Vila Real não é uma realidade.

José Eduardo Ferreira reclamou e deu a conhecer a situação vivida nos três concelhos, por carta, junto do ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes. O ministro sensibilizou-se pela causa e acolheu, de forma positiva, ao protesto.

 

 

, , , , ,